Você sabe o que é upcycling?

 

Se você tem se questionado de que maneira pode contribuir para consumir de maneira mais inteligente e mais consciente, já deve ter pensado em tecidos sustentáveis, certo?! Mas existem outras maneiras bem criativas, de usar o que você já tem em mãos para adotar o slow fashion. O upcycling é uma delas!

Você sabe o que isso significa?

Apesar de não ser uma prática nova, já que é muito comum durante tempos economicamente incertos, no últimos tempos, o upcycling tem ganhado novamente destaque por conta da urgência de repensar nossos hábitos de consumo.

A técnica do upcycling consiste em, com criatividade, dar um novo e melhor propósito para um material que seria descartado sem degradar a qualidade e composição do material.

O termo foi usado pela primeira vez em 1994, pelo empresário e ambientalista alemão Reine Pilz. Mas só em 2002, no livro Cradle to Cradle: Criar e Reciclar Ilimitadamente, alcançou os olhos do público. Nele, os autores William McDonough e Michael Braungart afirmam que o objetivo do upcycling é evitar o desperdício de materiais potencialmente úteis, reduzindo o consumo de novas matérias-­primas durante a criação de novos produtos e o consumo de energia, a poluição do ar e da água e as emissões de gases de efeito estufa, resultantes dos processos industriais da reciclagem. Isto torna a prática ainda mais positiva, do ponto de vista ecológico, do que a própria reciclagem

O upcycling não significa reciclar, mas recriar

Diferentemente da reciclagem, o upcycling se refere à reutilização de um material que se tornaria lixo, sem a necessidade de intervenções químicas. Além de ter um custo mais baixo, é uma maneira de criar um novo item sem consumir energia, poluir o ar e a água, sem emitir gases de efeito estufa resultantes da indústria.

Sem contar, que a técnica oferece um destino para materiais que, de outra maneira, seriam desperdiçados! E os números referentes ao resíduo têxtil são algo que não pode ser ignorado: segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), o Brasil descarta cerca de 175 mil toneladas de sobras têxteis por ano e apenas 15% são reaproveitadas. Dependendo da composição do tecido, ele pode demorar anos para se decompor e intoxicar o solo e a água.

Menos descarte, mais criatividade

Mas além disso, o upcycling nos faz pensar na nossa relação com as roupas de uma outra maneira, mais afetiva e criativa, subvertendo a lógica de consumo imediatista e descartável. Já pensou se, ao invés de se livrar daquela jaqueta só porque você enjoou da cara dela, você pudesse transformá-la em algo novo?

Iniciativas legais

Gabriela Mazepa

você sabe o que é upcycling?

 

A estilista carioca desenvolve peças e coleções com tecidos de qualidade descartados pela indústria têxtil. Ela cria em parceria com costureiras empreendedoras de comunidades do Rio de Janeiro, que trabalham de forma independente ou em cooperativas. Também garimpa peças em brechó para transformá-las e vende tudo em sua loja virtual.

Banco de Tecido

você sabe o que é upcycling?

 

O Banco de Tecido é um lugar onde todas as pessoas podem depositar suas sobras de tecidos, que ganham a chance de serem usadas em novamente, colaborando para uma cadeia de produção mais sustentável.

“O Banco de Tecido é um sistema inclusivo e circular que transforma atores da cadeia têxtil em usuários ativos. Interconectados, todos eles impulsionam um ciclo sustentável, com reflexos sociais, econômicos e ambientais.”

Insecta Shoes

você sabe o que é upcycling?

 

A Insecta Shoes, marca de calçados gaúcha, emprega métodos artesanais para transformar tecidos de roupas descartadas, em oxford, botas, sandálias. Os sapatos são unissex, com modelos sempre exclusivos e veganos, sem uso nenhum de matéria-prima de origem animal. São produzidos no Brasil com venda o mundo todo.

Dos Flamingos

você sabe o que é upcycling?

 

O Dos Flamingos, que começou com um brechó online, lançou, em maio desse ano, uma nova frente de moda upcycling. Em colaboração com estilistas, costureiras e designers, eles criam pequenas coleções que são vendidas na loja online. A proposta é de que o Dos Flamingos forneça a matéria-prima, enquanto o colaborar participe com o desenvolvimento da criação. O lucro da venda é dividido proporcionalmente entre as partes envolvidas.  Além de incentivar o upcycling, a proposta também contribui para se pensar em formas de colaboração e co-criação mais solidárias e horizontalidas!

Upcycling para além da moda

O upcycling não está presente só na indústria da moda. Presente no Brasil desde 2010, a empresa americana TerraCycle, fundada em 2001, aposta no upcycling como via para a conservação do planeta e já coletou mais de três bilhões de resíduos em todo o mundo, utilizando-os para criar bolsas, guarda-chuvas, cadernos, entre outros produtos verdes.

Tem também o pessoal do Studio Bike Furniture Design, de Michigan, nos EUA, que transforma peças de bicicleta em móveis modernos e irreverentes.

E as possibilidades são infinitas!

| Esse texto foi originalmente escrito para a revista Tropical View |

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

3 × três =

Menu