Moda e política: a assinatura de estilo de Jill Biden
A 46ª primeira-dama não tem medo de ousar e sabe usar a moda como ferramenta de comunicação a seu favor
Jill Biden, além de ter dois mestrados, doutorado e ser PhD em Educação e primeira dama dos Estados Unidos, ainda é uma fashionista para ninguém pode botar defeito – quebrando com essa ideia simplista de que uma mulher tem que escolher entre se interessar por moda ou ser inteligente, que isso, minha gente, nesse caso, dá pra ter tudo, sim!
Aos 69 anos, a Dra. Biden não tem medo de apostar em acessórios statement para reforçar sua assinatura de estilo que é elegante e cheia de personalidade. Jaquetas feitas sob medida, vestidos justos, pérolas e cores fortes são elementos característicos do estilo de Biden, que, às vezes, tende para o clássico e preppy.
As produções da primeira dama são equilibradas e conseguem transmitir a mensagem de uma mulher elegante, feminina, competente e confiante através de peças clássicas sem cara de museu. Basta olhar para o look que ela usou para embarcar no Marine One, uma jaqueta verde esmeralda, com uma silhueta única e detalhes de botões dourados em tweed, com camadas de malha bege por baixo e jeans skinny pretos. Ela completou a roupa com uma máscara preta – item indispensável para qualquer pessoa sensata em tempos de coronavírus.
Nos pés, a educadora optou por usar um par de botas de salto alto em camurça preta. As botas over the knee parecem ser Manolo Blahnik Pampita, elas possuem uma parte superior de camurça elegante com um dedo do pé em forma de amêndoa e um salto de 2,8 polegadas. Custam cerca de 1.595 dólares, mas é claro que se você quiser se inspirar na primeira dama não precisa desembolsar esta pequena fortuna para adquirir um par de botas. Existem várias opções nacionais e que cabem no bolso de forma mais democrática.
Com essa aparição, Biden confirma ainda mais seu gosto e preferência por botas pretas de cano alto, e elas continuam a ser uma presença constante em suas produções do dia a dia. No dia 24 de fevereiro, a 46ª primeira-dama usou sapatos aparecidos, combinados com um blazer roxo e um conjunto de saia lápis de Michael Kors com uma blusa branca enquanto participava de fórum no Massey Cancer Center na Virginia Commonwealth University em Richmond. Para complementar ela escolheu pulseiras de ouro, brincos de argola e um colar de corrente escrito “Mama”.
Desde que se mudou para a Casa Branca, Jill sempre combinou peças sob medida em tons de rosa com botas de cano alto. Para a celebração do dia dos namorados, Biden optou por um casaco de comprimento médio rosa fúcsia com acabamento transpassado e uma camiseta branca clássica por baixo. Com uma xícara de café na mão, em um mood descontraído, o casaco ousado veio combinado mais uma vez com botas de camurça preta até o joelho para combater o frio.
A ativista sempre foi fã das silhuetas com slingback, que são conhecidas pela facilidade de uso graças às tiras na parte de trás do tornozelo. Suas marcas preferidas incluem Dior, Jimmy Choo e Prada. Ela também é conhecida por seu amor pela corrida e no passado preferia calçados prontos para exercícios da marca Running On. Quando se trata de vestuário, o estilo oficial da primeira-dama usa uma mistura de marcas conhecidas como Brandon Maxwell, além de apoiar marcas americanas menores como Jonathan Cohen e Markarian, por exemplo.
Em um artigo no Women’s Wear Daily, Sissy Aerenson, proprietária de uma das marcas favoritas de Jill em Delaware, diz que a primeira-dama é pragmática e fica atenta às etiquetas de preços.
Jill tem consciência de que tudo que veste carrega uma mensagem e por isso usa a moda como meio de comunicação como quando usou suas botas ‘Vote’ de Stuart Weitzman ou o blazer preto com ‘Love’ bordado nas costas (o que parecia uma resposta à infame jaqueta da Zara com a frase “Eu realmente não me importo e você?” usada pela ex-primeira-dama Melania Trump).
Aliás, tem um vídeo lá no Instagram em que eu falo sobre a jaqueta da Melania. Já viu?