Uma palavrinha sobre caimento
Não há nada que nos deixa com mais cara de elegante e alinhada (mesmo quando a gente tá vestindo jeans e camiseta) do que roupa com bom caimento. E caimento não tem a ver só com acertar na numeração da roupa.
(A gente sabe que esse fator, por si só, é um tanto quanto problemático, já que não existe padrão nenhum em relação à numeração da roupas, nem aqui no Brasil, nem em lugar nenhum. Você pode vestir 40 em uma loja e 44 em outra. Ou pior ainda: vestir 40 e 44 na mesmíssima loja!)
O tamanho do seu corpo é apenas um dos fatores que influencia se uma roupa vai te vestir bem ou não. O outro fator, igualmente importante, são as suas proporções. E quando eu falo em proporções não estou me referindo só à largura dos seus ombros, cintura, quadril, etc, mas também, como cada um desses pontos é distribuído verticalmente.
Pensa assim: dificilmente duas pessoas com a mesma altura e o mesmíssimo peso terão o corpo exatamente igual. Elas podem ter cinturas em alturas diferentes, podem ter pernas mais curtas ou mais longas, podem ter braço mais ou menos cheinho, mais peito, menos costas, etc. Por isso, mesmo que duas pessoas vistam a mesma numeração, tem peças que vão cair bem em uma, mas não na outra.
Dito isso, dá pra perceber que pra uma roupa ter um caimento perfeito, só quando ela é feita sob medida pra quem vai vestir. Roupa feita em massa é incompatível com uma população de seres humanos que é toda diferente entre si (ainda bem, né?!). Pensando assim, faz ainda mais sentido quando a gente diz que quando uma roupa não te serve ou cai bem, não tem nada, absolutamente nada, de errado com seu corpo. É só que aquela roupa não foi feita especialmente para você.
Já tive uma cliente que, insatisfeita com as ofertas das lojas e com a maneira que as roupas são produzidas em larga escala, aprendeu a costurar as próprias roupas! É uma coisa linda de se ver e que muda completamente nossa relação com o próprio corpo e com o guarda-roupa. Porém, eu sei que para a maioria das pessoas isso é inviável, assim como também acaba sendo inviável mandar fazer cada peça de roupa que a gente vai vestir.
O que fazer então?
Em primeiro lugar a gente precisa conhecer as particularidades dos nossos corpos, prestar atenção nas proporções, pra entender o que funciona pra gente. Segundo, precisa ter paciência e critério quando for comprar uma peça nova. Precisa experimentar, olhar com calma, de todos os ângulos. E terceiro, a gente precisa criar o hábito de ajustar nossas roupas.
Se você não sabe muito bem reconhecer se a roupa caiu bem no seu corpo ou não, aqui vão algumas dicas:
A roupa vestiu bem se:
- você se sente confortável;
- você consegue se movimentar livremente;
- ela não sai do lugar quando você se mexe.
A roupa não vestiu bem se:
- fica retorcida no seu corpo;
- fica apertada em alguns lugares e larga em outros;
- fica desconfortavelmente justa e restringe seus movimentos;
- fica subindo, descendo, engruvinhando toda vez que você se mexe;
- você precisa ficar o tempo todo puxando, arrumando, esticando pra roupa ficar no lugar.
Em resumo, a gente precisa se conhecer e se observar pra fazer com que toda roupa saída direto da loja caia tão bem quanto é possível nos nossos corpos. E lembrar que o número na etiqueta não significa nada!
<3