O que eu preciso para ser uma excelente Consultora de Estilo?
Você pode até achar que, uma vez que eu não sigo a cartilha da Consultoria de Estilo tradicional e que sou completamente a favor de ignorar as regras, eu vou dizer que para ser uma excelente Consultora de Estilo basta gostar muito do assunto, mas pera lá, não é bem assim, não! Seja para ser uma excelente Consultora de Estilo ou para toda e qualquer profissão, é preciso um ponto fundamental e universal: estudar.
Hoje, já temos até um termo que define essa necessidade de forma continuada, esse termo quase como um estilo de vida, chamado o lifelong learning. E, vale dizer que, se colocar aberta aos estudos é diferente de ser refém de nunca se sentir pronta – a não ser que você realmente não esteja – para poder atender seu mercado.
Mas, como entender o tipo de curso ideal para cada momento da minha jornada de aprendizagem?
Vamos começar pela base: se o seu intuito é iniciar na Consultoria de Estilo – e dizem que o óbvio precisa ser dito sempre – então seu primeiro passo será um Curso de Formação.
O que devo esperar de um curso de formação?
A base, a fundamentação, os conceitos que permeiam um atendimento e, claro, o passo-a-passo dos principais serviços disponíveis dentro do mercado.
Após o curso de formação, você tem um novo mundo para explorar. E, é aí que entram os cursos de especialização, de extensão, aperfeiçoamento e o conceito de educação continuada.
Então o que vou encontrar em cada um desses tipos de cursos?
Em um curso de especialização, você encontrará – antes de trabalhar na área – seu tema-alvo de estudo e se tornará um especialista no assunto. Já quando falamos em aperfeiçoamento, entende-se que você já tem conhecimento sobre o tema, já trabalha na área de deseja se aprofundar no assunto, já seguiu – inclusive – com sua especialização, mas ainda entende que é preciso somar conhecimento.
Atualmente, os cursos de formação em Consultoria de Estilo estão disponíveis apenas como cursos livres, mas não como graduação. Por isso, quem deseja fazer uma Pós, Mestrado ou Doutorado sobre o tema, é preciso que tenha feito uma graduação. Como exemplo, Moda ou Comunicação.
No meu caso, estruturei meu caminho a partir da graduação em Design de Moda pelo SENAC, com o mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e também com a pós-graduação em Docência no Ensino Superior também pelo SENAC (mas essa eu fiz por conta da minha vontade de dar aula e elaborar cursos!
Daí, claro, fiz uma formação em Consultoria de Estilo e agora estou fazendo uma segunda formação em Consultoria de Imagem, ambas pelo SENAC, fora os diversos cursos de especialização e extensão.
Na área acadêmica, sigo estudando e pesquisando junto ao Centro de Pesquisas Sociossemióticas, onde desenvolvo estudos sobre feminismo, moda, corpo e imagem, tendo publicado diversos artigos em anais de congressos e outras publicações – Se quiser ler mais sobre mim, clique aqui!
Hoje, à frente do Bureau de Estilo, tenho um curso de especialização, o meu queridinho STYLETELLING, que agrega técnica e método condizente com o olhar do mercado que já está atento ao amanhã, às tendências do mercado à partir de uma metodologia criada por mim a partir da Semiótica Visual, que enxerga o estilo para além dos 7 estilos universais (o que até hoje é considerado para as formações) compreendendo as pessoas como seres únicos e com desejos de imagem para além das caixinhas.
E, foi por acreditar na educação continuada que surgiu o Grupo de Estudos e a comunidade STYLETELLER, uma plataforma de aprendizado, curadoria de conteúdo e construção de repertório, com o objetivo de formar uma comunidade de pessoas interessadas na troca e no diálogo.
Se você se interessa pelo assunto, recomendo que você leia os outros posts que já escrevi sobre isso!