O que é preciso para ser consultora de estilo?
Tenho recebido bastante essa pergunta (rolou até uma live no meu Instagram – já me segue por lá? @bureaudeestilo – sobre isso!) e achei que valia trazer alguns pontos pra cá!
É preciso estudar e muito!
Com tantos cursos prometendo uma formação incrível em 48 horas, fica parecendo que é moleza ser consultora de estilo. Parece mesmo tentador estar apta para desenvolver uma nova profissão em tão pouco tempo! Mas a coisa não é bem assim. Pelo menos não se você quiser ser uma profissional competente e com uma entrega que vai realmente impactar na vida da cliente.
E na minha humilde opinião, não basta estudar sobre estilo – estilo é o mínimo possível que você precisa aprender. Consultoria é um trabalho que envolve diversas habilidades – tem que entender de estilo, mas também de construção de uma roupa, de teoria da cor, de História da Moda, de psicologia, enfim, de uma série de coisas. Tantas que fiz um post só sobre isso: o que toda consultoria de estilo precisa saber!

Consultoria de estilo não é sobre montar looks criativos
Quando a gente tá escolhendo uma profissão (seja na hora de prestar vestibular, seja na hora de fazer uma transição de carreira), é muito comum ficar deslumbrado com alguns aspectos do trabalho e esquecer de todo o resto.
Ainda na faculdade de moda, vi muita gente que escolheu a faculdade porque “amava montar looks criativos” desistir da carreira depois de entender que não é isso que se faz no dia a dia da profissão!
Com consultoria de estilo é a mesma coisa! Gosta de fazer compras? Gosta de se arrumar? As amigas vivem elogiando sua criatividade na hora de montar looks? Ótimo! Mas não é disso que se faz o trabalho.
O trabalho é feito de muita escuta, de muita pesquisa, de muito estudo! Seu trabalho é ajudar outra pessoa a se encontrar nas próprias roupas, a comprar melhor, a ter uma relação mais leve e saudável com a própria imagem e com o próprio guarda-roupas.
Sim, você vai acompanhar a cliente nas compras e vai montar muitos looks, mas lembre-se: você vai fazer isso pra outra pessoa, não pra você! Sabe os looks super criativos que você ama montar? Pois é, nem toda cliente vai gostar deles, tem cliente que é mais do tradicional mesmo.
Sabe a diversão de sair cheia de sacolas do shopping? O seu trabalho é fazer com que a outra pessoa faça escolhas melhores, o que, muitas vezes, significa comprar muito menos.
E sabe o tal do glamour da moda? Desculpa te desapontar, ele não existe!
Lembre-se que uma consultora de estilo é, antes de mais nada, uma profissional autônoma
Você pode até amar o trabalho em si, mas tem as habilidades necessárias pra tocar o próprio negócio? Se você sempre foi autônoma, já sabe do que eu tô falando, mas se tá pensando em sair de uma empresa pra trabalhar por conta própria precisa considerar o que isso significa.
Além de fazer o seu trabalho de consultora, você também precisa atuar em outras frentes: no financeiro, no marketing, no atendimento ao cliente. E tem que ter a capacidade de fazer tudo isso relativamente bem e com uma dose considerável de disciplina e organização.
Se você for uma ótima consultora, mas não souber vender seu trabalho, não vai ter clientes. Se você for ótima consultora, mas péssima com finanças, sinto lhe dizer, há grandes chances de que sua empresa não consiga pagar as contas.
É ótima consultora, mas tem dificuldade de organizar suas tarefas e de coordenar todas as atividades (responder e-mail, atender cliente, fazer planejamento financeiro, pensar em estratégias de venda, etc, etc)? É possível que você fique exausta, patinando sem sair do lugar.
Não quero desanimar ninguém, mas isso é algo que muita gente não considera na hora de escolher uma carreira e acaba quebrando a cara. Não tem ninguém que consiga viver de consultoria de estilo (real-oficial, pagando as contas mesmo) sem mandar bem na parte que diz respeito a “gerenciar uma empresa”.
É claro que você sempre pode contratar pessoas pra fazer tudo isso por você – mas, pra uma empresa ser sustentável, você precisa primeiro ganhar dinheiro pra depois sair contratando uma galera e pra ganhar dinheiro, já sabe, né?!
Por que você quer ser consultora de estilo?
Responder a essa pergunta é importante não só pra direcionar que tipo de consultora você quer ser, mas também pra te ajudar a vender o seu trabalho.
Consultoria de estilo é uma profissão super nova, as pessoas, em geral, não sabem porque contratar uma consultora e é seu trabalho responder essa pergunta. Mas você só vai conseguir responder pro outro, se, antes, souber responder pra você!
Por que você quer ser consultora de estilo? Qual é o seu tesão nesse trabalho? Por que alguém deveria contratar você e não outra consultora?
Se suas respostas a essas perguntas dizem mais respeito à você do que ao outro, talvez tenha alguma coisa desalinhada. Uma boa consultora deve estar entregue pra atender as demandas, os desejos, as necessidades de outra pessoa, não é sobre si mesma!
Agora, se mesmo tendo considerado tudo isso, você ainda quer ser consultora de estilo, vai fundo! Eu adoro o que eu faço, me sinto muito realizada e é verdadeiramente gratificante conseguir solucionar problemas de outras pessoas! Mas não é bolinho, não! haha
Tem dúvidas sobre a profissão? Me conta aqui!
2 Comentários. Deixe novo
Olá. Gostaria de saber q curso posso inicialmente?
Oi, Camila, tudo bem? Inicialmente, seria interessante fazer um curso de formação para que você entenda o todo da consultoria de estilo. Depois, será necessário fazer cursos complementares para se aprofundar em alguns temas. Aqui no Bureau de Estilo, nós temos o Styletelling que é um curso voltado para metodologia, que entende (e explica!) o estilo como uma forma de linguagem visual. Se quiser saber mais, é só clicar em https://www.bureaudeestilo.com/styletelling/. Aproveita e se inscreve na lista de espera para ser avisada de novas turmas. Espero ter ajudado! =)