Guia completo para comprar online

Guia completo para comprar online

Eu amo comprar online! Comprar online permite que eu leve todo o tempo do mundo avaliando se uma peça vale a pena ou não (inclusive, dando uma olhada no que eu já tenho no armário) e ainda consigo comparar as opções com muito mais facilidade.

Mas é claro que fazer compras online tem também suas dificuldades. Especialmente quando você quer experimentar modelos diferentes do que está acostumada, quando não sabe muito bem como determinada peça vai vestir seu corpo, quando não entende muito bem de tecidos e quando você não quer lidar com devoluções.

Mas para ajudar nessa empreitada, aqui está um guia passo a passo para fazer compras online!

Antes mesmo de sentar em frente ao computador ou trazer o tablet para o colo, você deve:

_ Definir com clareza seus objetivos: o que você está buscando? partes de baixo? de cima? coloridas? neutras? estampadas? para o trabalho? para o lazer?. Ajuda muito entender melhor qual é o seu estilo e como é o armário que funciona para você!

_ Ter anotado suas medidas: as mais úteis são altura, circunferência de peito, de cintura e de quadril, largura dos ombros e comprimentos dos braços.

Vale lembrar: consumo consciente (no sentido de inteligente mesmo!) é o que faz diferença nas nossas vidas. Então pensar bem antes de comprar (online e offline) garante que a gente compre cada vez menos coisas que vão ficar paradas no armário.

Daí, com algum foco, é possível selecionar umas 4 lojas online legais para o que se pretende encontrar, alguns fatores para se levar em consideração:

_ Como é a política de troca? (busca a troca em casa? tem que levar no correio? facilita a devolução?)

_ Como funciona a entrega? (tem entrega facilitada em menos dias? tem fretes mais em conta?)

E então, com esses 4 sites abertos, é hora de olhar com calma as novidades de cada um, para então clicar nas seções de peças específicas – lembrando dos objetivos que você traçou antes mesmo de começar a busca! A ideia é especificar tanto quanto possível sua pesquisa, e assim facilitar a seleção. Vale já passar tudo no filtro da numeração e do preço.

 

A essa altura a quantidade de peças disponíveis pra você avaliar já é bem menor que a que os sites disponibilizam no geral. No passeio pelas peças, já pode abrir em outras abas as peças que tem valor ok para o seu orçamento, as que tem a ver com as direções de estilo que você delineou na etapa de preparo, as que parecem ser ótimas à primeira vista. Daí vale avaliar para cada peça:

_ De que material as peças são feitas? Quais são de tecidos naturais e tecidos sintéticos? Quais valem o preço, pensando nisso? (Para saber mais sobre materiais, tem esse post aqui e lá nos destaques do meu Instagram tem um material completíssimo!)

_ Demanda uma manutenção que caiba no meu estilo de vida? Vou conseguir lidar com a lavagem demandada?

_ Está bonito na modelo? O caimento está bacana? As medidas da peça batem com as minhas medidas (com uma folga)?

_ Era isso mesmo o que eu queria? Eu preciso disso?

Com umas 3 peças finalistas para definir, vale relembrar o que se tem no guarda-roupa e pensar em possibilidades variadas de uso (um exercício bom é pensar pelo menos 3 looks diferentes com a mesma peça). Se a peça não rende essas 3 possibilidades, está muito fora da seleção, né?

A gente nunca, em circunstância alguma, compra:

_ O que não ama

_ O que não tem função clara no armário

_ O que já tem

Daí é clicar, pagar e acompanhar os emails de confirmação e envio. E quando chegar a compra, é bom conter a ansiedade e abrir a embalagem com cuidado, sem estraçalhar o pacote – se for o caso de devolver, muitas vezes dá pra reenviar a mercadoria na mesma caixa que recebeu.

Bom também experimentar no primeiro momento pós-recebimento, para não correr o risco de perder prazos de devolução (que geralmente são de 7 dias a partir da entrega). Eu, não só experimento, como monto vários (pelo menos, 3!) looks diferentes com aquela peça pra garantir que ela funcionou real e não só na minha imaginação!

Por fim, mesmo fazendo todo esse processo aqui para pesquisar, selecionar, etc… eventualmente, quando chega, não dá certo mesmo. É a vida, fazer o quê? Desapegar, mandar de volta, esperar o estorno no cartão.

Com maturidade, com serenidade, ninguém precisa deixar de comprar online por isso!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

sete + 12 =

Menu