Dicas para arrumar mala de viagem sem drama

Como a maioria das pessoas que eu conheço, eu amo viajar. Já fazer mala… Por muito tempo, era um verdadeiro drama. Nunca sabia o que levar. SEMPRE levava coisa a mais e voltava com uma mala cheia de coisas não usadas.
Eu era dessas pessoas que levava meia dúzia de opções de calçados pra passar uma semana na praia (juro!) e, obviamente, já passei muito perrengue com mala gigante que estava muito além do que eu conseguia carregar.
Foi só quando virei consultora de estilo e passei a pensar em roupa/estilo/guarda-roupa de uma maneira mais estratégica que eu, finalmente, aprendi a fazer mala!
Vou compartilhar aqui, as melhores dicas pra você arrumar uma mala de viagem inteligente e sem drama!

Mala boa é mala feita com planejamento!

1) Pesquise o clima

Cheque sempre a previsão do tempo do seu destino antes de fazer a mala. Não se baseie apenas por previsões genéricas do tipo “faz frio em dezembro na Europa”. Dê uma olhada na temperatura e na previsão de chuva para cada uma das cidades que você for visitar e se atenha a isso na hora de montar a mala. Se for para um destino quente, não caia na tentação de levar roupas de frio com o pensamento de que “vai que esfria”: uma jaqueta jeans basta!

2)   Defina as principais atividades da viagem

Você vai andar a pé, de carro ou de transporte público? Vai visitar museus, praias, baladas? Haverá alguma ocasião mais formal durante a viagem? Qual o tipo de restaurante você pretende ir? Responder A essas perguntas é fundamental pra montar uma mala funcional. Se houver alguma ocasião especial planejada, já separe a roupa para a ocasião, inclusive bolsa, sapato e acessórios!

3)   Defina uma cartela de cores

Pense numa cartela de cores coordenáveis entre si para sua mala. Esse é o jeito mais fácil de garantir de tudo vai combinar com tudo e assim fazer a mala render muito mais. Também é bom pensar num número máximo de cores, em geral, de quatro a cinco cores é suficiente. Quem é mais colorida, pode pensar em dois tons neutros e três coloridos que combinem entre si, como, por exemplo, vermelho, azul e verde mesclados com azul marinho e branco. Já quem prefere tons neutros, pode ficar com três cores neutras e duas coloridas que sejam sóbrias, como o vinho e o mostarda.

4)   Conforto é fundamental

Na hora de viajar, conforto é fundamental, especialmente nos pés. Afinal de contas, a gente não quer ficar tão incomodada com o que está vestindo a ponto de não aproveitar os passeios. Para nossa sorte, hoje em dia, existem modelos de tênis belíssimos e que combinam com tudo! Roupa de frio, de calor, calça, vestido, blazer…

5)   Capriche nos acessórios

Os acessórios são indispensáveis na hora de montar uma boa mala. Eles ajudam a mudar a cara da produção e não ocupam tanto espaço. Um lenço pode ser amarrado na cabeça, no cós da calça, acinturar um vestido, e até servir de pareô.

6)   Quantidade e proporções

A quantidade ideal é de 1 parte de baixo para cada 2 dias de viagem, ou seja, se você vai ficar 10 dias, 5 partes de baixo são suficientes. Calças, shorts, saias e afins sujam menos e chamam menos atenção, por isso a gente precisa de uma quantidade menor desses itens, já que dá pra repetir bastante. E aí, o ideal é que cada parte de baixo renda três combinações diferentes. Dessa maneira, mala vai ficar mais concisa e inteligente. Vestido só é uma boa opção para quem consegue versatilizar!

7)   Faça apostas certas

Em hipótese alguma leve pra viagem coisas que você tem dificuldade pra usar no dia a dia. Se não funciona na rotina, não funciona nas férias. Simples assim.

8)   Visualize tudo que você vai levar

Colocar todas as roupas em cima, da cama, te ajuda a visualizar se as coisas estão combinando entre si. Melhor ainda se você já montar as possíveis combinações e fotografar.

9)   Leve apenas o suficiente

Viagem é, sim, aquele momento em que a gente só usa coisas que ama (deveria ser assim todo dia, mas enfim), mas mala não é lugar para colocar TODAS as coisas que você ama! Repetir roupa não é pecado e é bem melhor do que ficar carregando peso extra!


Você sabia que eu tenho um serviço de montagem de malas inteligentes? Se mesmo com essas dicas, você ainda acha que precisa de uma ajudinha na hora de montar malas, pode me chamar! Eu te ajudo a organizar uma mala de prática, versátil e funcional, levando em consideração seu estilo, o clima do destino escolhido, o motivo e a duração da viagem. Também monto e fotografo os looks que serão usados para que você tenha como referência!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

dezoito − 3 =

Menu