Conforto não é estilo
Contrariando vários guias de estilo, vim aqui dizer que, na minha concepção, conforto não é estilo!
Pera! Vou explicar…
Claro que já houve um tempo em que a gente se submetia a verdadeiras torturas pra andar na moda (vide os corsets dos séculos passados) e até hoje também há quem tope um certo grau de desconforto. Mas, na minha experiência como consultora de estilo, isso é exceção.
Na minha prática, o que eu percebo, é que todo mundo busca estar confortável. O que acontece é que conforto é algo muito particular. O que é confortável pra mim, não necessariamente, é pra você!
Vou te falar o que é conforto pra mim: sapato que não machuca. E isso não significa só tênis. Amo bico fino e tenho vários pares deles que são super confortáveis pra mim. Salto médios e grossos também rolam numa boa, contanto que eu não vá andar quilômetros. Ou seja, conforto também depende da situação.
Outra coisa super importante: tecido gostoso, que não pinica, que não esquenta mais do que deveria, que não é áspero. Por isso, prefiro tecidos naturais e só topo poliéster em peças bem específicas (Tá perdida sobre esse negócio de tecidos, vai nesse post aqui que eu explico tudo! E lá no meu Instagram tem salvo nos destaques um conteúdo suuper completo sobre o assunto também!).
Por fim, caimento é importante pra mim, a roupa tem que me vestir bem. Não pode estar apertada, nem larga demais, nada que eu tenha que ficar arrumando no corpo toda hora (Pra quem tá perdida sobre caimento, também já escrevi um post sobre isso!).
Dito isso, uso muito, muito tecido plano (o toque do tecido precisa ser gostoso na pele, mas não ligo pra elasticidade), roupa justa (não apertada), curta, decote, bico fino… Muita coisa que não se encaixa na categoria “conforto”, mas que pra mim não incomoda em nada.
É por isso que não considero conforto um estilo em si. Conforto é uma demanda da vida. Dá pra ser sexy e confortável? Dá! Urbana e confortável? Certeza! Boêmia e confortável? Ô! Glamourosa e confortável? Juro que rola! Conforto é direcionamento pra fazer seu estilo funcionar na sua vida, mas não é um estilo em si.
Conforto não é só legging e camiseta, conforto é tudo aquilo que não te incomoda, que deixa a roupa em segundo plano pra você viver sua vida. Me conta aqui, você já pensou no que seria conforto pra você?