Conforto emocional na hora de se vestir
Quando a gente fala em conforto na hora de se vestir, a gente pensa logo em tênis, camiseta e moletom, mas muito além do conforto físico (que varia super de pessoa pra pessoa) existe também o conforto emocional.
E conforto emocional a gente sente quando usa algo que ama, que faz com que a gente se ache gata, segura e a gente mesma. E isso a gente só consegue quando se conhece muito bem, quando sabe o que funciona pra gente, pra vida que a gente leva, pro nosso corpo, quais são as nossas prioridades. E quando a gente sabe exatamente como a gente quer se sentir na frente do espelho.
Acho que todo mundo quer gostar do vê ali refletido, mas os parâmetros de beleza variam imensamente de pessoa pra pessoa, apesar do que os padrões de beleza tentam impor por aí. E, se a gente investigar mais a fundo, pode perceber ainda que “bonita” nem é a palavra que melhor descreve a maneira como quer se enxergar.
Se você não tem muita certeza de qual é o seu conforto emocional, eu sugiro um exercício de auto-observação. Basta pegar um caderninho ou algum app de celular, o que for mais conveniente pra você, e começar a anotar todos os dias: 1) o que você vestiu, 2) onde você foi e 3) como você se sentiu usando essa roupa (vale pensar em acessório, cabelo, maquiagem, tudo). Melhor ainda é se além da descrição, você também acrescentar uma foto (pode ser uma foto sem muita qualidade mesmo, tirada na frente do espelho, é só pra ter um registro mais completo). Depois de algum tempo, alguns padrões vão surgir e você vai começar a se dar conta do que funciona ou não.
Meu item principal de conforto emocional é batom vermelho. Amo, me sinto eu mesma e sempre uso quando preciso de uma dose extra de coragem pra enfrentar o dia.
Eu recomendo demais que você tente descobrir o que te faz se sentir bonita, confortável, poderosa.
No fim, conforto, tanto o físico quanto o emocional, é vestir algo que faz com que a gente não precise pensar no que tá vestindo, que deixa a roupa como coadjuvante. Porque, muito mais importante que a roupa, é a vida que a gente vive dentro dela. <3