Como organizar seu armário – Parte 2
Organizar para durar
Já falei na primeira parte desse post sobre organização, que a maneira que a gente organiza nosso armário tem impacto direto no que a gente usa ou deixa de usar.
Mas tem outra coisa também: a maneira como a gente guarda nossas peças também impacta na conservação delas! E ninguém quer ver a vida útil de uma peça ser reduzida por bobagem, né!?
Não tem nada de mirabolante aqui, não. Nada difícil de fazer. São só alguns cuidados simples que precisamos tomar. Vamos lá?
Malhas e tricôs não podem ser pendurados
Há quem ache mais fácil pendurar tudo, porque facilita na hora de se vestir, há quem não tenha gavetas e prateleiras suficientes. Mas fato é: não se pendura malhas e tricôs!
Se eles ficam pendurados, com o tempo, acabam esgarçando. E isso nada tem a ver com a qualidade da peça! O que acontece é que, por conta da trama desses tecidos, a mesma que faz com que eles sejam maleáveis, também faz com que o peso deles mesmos provoquem esse efeito indesejado!
Então, já sabe: malhas e tricôs precisam ficar dobradinhos (enrolados também vale) pra durarem mais!
Saco plástico não serve para guardar roupas e sapatos
O ideal é não guardar nada em saquinhos, até pra facilitar a visualização (falei mais sobre isso no primeiro post dessa série!), mas pode ser que, por uma questão ou outra, alguns itens precisem ir pra saquinhos e tudo bem!
Eu, por exemplo, guardo minhas peças de paetê dessa maneira pra evitar o atrito com outras peças!
Nesse caso, nada de guardar as peças em sacos plásticos! Saco plástico guarda umidade, o que faz com que, eventualmente, suas peças acabem mofadas ou com traça (ou os dois!).
O ideal é guardar em saquinhos de TNT ou de tecido mesmo! Em lojas de organização tem saquinhos de vários tamanhos e para várias funções – mas você também pode encomendar pra sua costureira de confiança ou ainda reaproveitar saquinhos de presentes e afins!
Evite o atrito entre seus acessórios
A maioria das pessoas costuma guardar acessórios em caixas. Dependendo do formato da caixa e dos acessórios, essa pode ser uma boa saída, especialmente se a caixa tiver divisórias e deixar cada coisa no seu lugar.
Eu sou grande fã de deixar colares, brincos grandes e cintos pendurados! Além de economizar espaço e facilitar a visualização, isso garante que as coisas nem enrosquem, nem fiquem batendo umas nas outras, o que, eventualmente, pode acabar estragando!
No caso dos cintos, guardá-los enrolados faz com que, com o passar do tempo, eles fiquem permanentemente nesse formato!
Proteja do sol
Nos últimos anos, o formato de armário aberto ficou bem popular e, enquanto essa parece uma ótima solução pra gente ver tudo que tem (e se forçar a manter tudo organizado! hehe), pode esbarrar num problema: o sol!
Se você optou por esse tipo de formato, certifique-se de que suas roupas não pegarão sol ao longo do dia, nem um pouquinho que seja, nem indiretamente.
Essa exposição ao sol por tempo prolongado amarelo os brancos, esbranquiça os pretos, mancha os coloridos… Um desastre! O pior de tudo é que isso geralmente acontece só em parte da peça deixando o troço todo meio esquisito mesmo.
E isso vale pra itens de couro também – roupas, bolsas e sapatos!
E pra ajudar a ter mais ideias de como organizar seu armário de maneira mais eficaz, eu montei uma pasta no Pinterest com mais ideias de soluções para organização de armário! Já me segue por lá?