Como organizar seu armário – Parte 1
Organizar para usar mais!
Pode até parecer que uma coisa não tem nada a ver com a outra, mas acredite em mim, quando eu digo que a maneira que organizamos nosso armário impacta demais no que usamos ou deixamos de usar!
A lógica é bem simples: o que a gente não vê, a gente não usa!
Na correria do dia a dia, tudo aquilo que tem difícil acesso – ou que não está visível mesmo, porque está armazenado em caixas, maleiros e afins – acaba passando batido e, logo, ficando encalhado.
Não vou me alongar demais tentando te convencer disso, porque, desconfio, você já saiba que é bem verdade.
Então, vamos logo a algumas dicas que vão facilitar sua vida e botar tudo que você tem aí pra circular:
Organize seus itens por categoria
(e mantenha todos os itens da mesma categoria no mesmo lugar!)
Nada de organizar suas peças por ocasião (roupas de trabalho num lugar, roupas de lazer em outro, por exemplo), o mais eficiente é organizar por categorias: casacos, jaquetas, blusas, saias, calças e assim por diante.
Quando a gente separa por ocasião acaba limitando o uso das nossas peças – aquele blazer que funciona super bem com uma calça de alfaiataria pro trabalho, também fica lindo com um shorts e um tênis no fim de semana. Mas você não vai perceber isso se tiver deixado o bichinho confinado ao setor “trabalho”.
Parece bobagem, mas nós somos seres de hábitos e, uma vez que você determinou que naquela parte do armário só tem roupa pra labuta, as chances de você me mexer ali quando tiver de folga são mínimas. Confia em mim!
Outra coisa importante é manter todos os itens da mesma categoria no mesmo lugar, se tiver saias espalhadas em três cantos diferentes da casa você vai acabar esquecendo de algumas delas na hora de se vestir (e ainda vai perder a noção do que tem de verdade!).
Não tem espaço suficiente? Vamos à segunda dica:
Falta de espaço x excesso de coisas
Bota a mão na consciência e responde com toda sinceridade: falta mesmo espaço no seu armário ou você tem coisas demais?
Geralmente o segundo caso é o verdadeiro! E mesmo que falte espaço, não seria o caso de repensar o quanto você deve ter?
As nossas coisas tem que caber no armário que temos! Se não cabe, tem algo errado aí! Uma boa revitalização de armário é, muito provavelmente, o que você tá precisando!
A gente tende a achar que quanto mais roupa, mais opção, mas isso não é verdade! Especialmente quando tá tudo amontoado. E, olha, eu já recebi feedbacks suficientes de cliente que confirmam essa teoria de que em se tratando de armário, menos é mais!
Aqui tem um post com dicas pra você fazer uma limpa mais eficiente no armário, mas se você tem dificuldade de desapegar, não hesite, me chama!
Deixe tudo o mais visível possível
Aqui é uma questão de otimizar o espaço mesmo! E com truques bem simples a gente consegue ganhar facilidade pra manusear as coisas no dia a dia.
Enrolar é melhor que empilhar
Sim, eu aprendi com a Marie Kondo! E olha, em gavetas, faz muita diferença guardar tudo enrolado, ao invés de empilhado. Assim, a gente consegue enxergar tudo que tem e ainda faz menos bagunça na hora de tirar algo.
Sinto que cabe mais coisas na gaveta assim também, mas talvez seja impressão, não sei!
Pendure o que for pendurável
Eu tenho ganchinhos na porta do armário pra pendurar meus colares e cintos e tenho um cabide específico para pendurar meus brincos. Além de conseguir ver tudo que eu tenho, os colares não enroscam uns nos outros (o que já garante que eu não vá desistir de usar algo porque tava enroscado e eu atrasada demais pra lidar com isso) e, dessa maneira, também colabora na conservação das peças (mas isso é assunto pra outro post!).
Outro ponto positivo é que, dessa maneira, ocupa menos espaço do que se eu guardasse os colares e brincos em caixas e afins.
Além dessas opções, existem também cabides para pendurar cintos, lenços e colares. Vale pesquisar e descobrir o que funciona melhor na sua vida!
Explore os organizadores
Há toda uma sorte de organizadores no mercado: para lingerie, meias, sapatos, o que sua imaginação mandar! Eu, particularmente, uso divisórias para lingerie e meias.
Mais uma vez: desse jeito fica tudo organizado, eu vejo tudo que tenho, uso tudo que tenho e sei direitinho quando tá na hora de comprar coisas novas (lingerie e meias são coisas que se acabam mais rápido, né?!)
Já houve uma época em que eu guardava tudo em saquinhos de TNT e o que acontecia? Acontecia que eu usava só o que tava por cima, esquecia do resto e quando, ocasionalmente, lembrava daquela meia assim-assado e resolvia usar, tinha o maior trabalho pra encontrar!
No meu arranjo atual é disso que preciso, mas vale olhar pro armário com carinho e identificar tudo aquilo que tá meio embolado pra ver se não há uma solução praquilo. É sério, se você nunca entrou numa loja de organizadores, vai ficar surpresa com a quantidade de itens.
Só não esquece que o objetivo que usar esses artefatos é deixar suas coisas mais visíveis e não mais escondidas. Eu (e Marie Kondo) particularmente acho que enfiar tudo em caixas mais atrapalha que ajuda, então, vamos com parcimônia nesse item!
Montei uma pasta no Pinterest com mais ideias de soluções para organização de armário! Já me segue por lá?