Dopamine dressing: é só sobre cor?
É tendência, isso é fato. A moda dopamina está com tudo nos blogs e nos Instagrans mais hypados, mas como sempre a conversa aqui vai um pouco além.
Para começar é importante pontuar: porque dopamina? A dopamina, em termos gerais, é o neurotransmissor responsável por provocar sensações como o prazer e a felicidade (algo que, sem dúvidas, estamos precisando). Agora, pasmem, essa tendência encontra respaldo na psicologia da moda! Estudos sugerem que usar determinadas peças de roupa pode sim elevar nosso ânimo e mudar nosso humor.
O fato é que, sem dúvidas, as cores trazem sim estímulos visuais e, quiçá, sensoriais, mas será que não seria pouco demais restringirmos esse impacto a uma paleta de cor vibrante? Contrastante? Com muita saturação e brilho?
Ao contrário do que estamos vendo nessa avalanche de informações do momento, a moda e o senso comum, não existe uma peça de roupa ou cor específica para isso. Essa relação é bem subjetiva e vai depender do contexto (externo e interno) de cada um.
Eu tenho minhas ressalvas e vou me usar como exemplo – não é possível que as apaixonadas por preto e branco não possam ser felizes também, hahaha!
Meu dopamine dressing é batom vermelho + roupa festiva: paetê, tule, tudo que tira do ordinário.
E o importante está justamente neste ponto, entender seu estilo – e aqui não basta separar referências de coisas que te agradam visualmente, se você não souber o que, e como olhar para essas referências. Achou linda a tendência? Não vale se sentir mal por não saber colocá-la no seu dia a dia. É preciso analisar e entender como parte parte da equação, já que a outra é traduzir em algo que funciona na sua vida.
Então, pode parar e pensar, qual é a sua moda dopamina?
PS: os estudos sobre roupa e humor podem ser encontrados no livro Mind What You Wear: the Psychology of Fashion, da Karen J. Pine, que faz parte da bibliografia do curso CORPOS PLURAIS!
PS1: ainda bem que essa tendência liberou o paetê e os brilhos todos, agora sim posso produzir minha dopamina em paz, hahaha!