O que a consultoria de estilo NÃO entrega

Vamos a um assunto polêmico, porém, muitíssimo importante hoje. A consultoria de estilo, por ser uma área relativamente nova e nada regulamentada, acaba adentrando algumas zonas cinzentas quando o assunto é entrega.

Há consultoras prometendo muitas coisas e algumas delas, eu, particularmente, considero bastante questionáveis.

A consultoria de estilo trabalha com estilo, ora, ora! E claro que a maneira que nos vestimos, ou seja, a maneira como nos colocamos no espaço social, impacta em muitas áreas da nossa vida e não diz respeito apenas ao nosso armário.

Talvez daí venha essa confusão com relação ao que a consultoria pode ou não entregar.

Mas é preciso que fique muito claro que a consultoria é um processo que dura, em média, 8 etapas, que vão se desenrolar ao longo de, aproximadamente, 3 meses. Digo isso porque, certas entregas, não podem ser desenroladas em tão pouco tempo e, especialmente, por um profissional que não tem estudo e treinamento pra isso.

Consultoria de estilo não entrega autoestima!

Autoestima é coisa séria. Não diz respeito apenas à aparência. E não está à venda.

Nem um psicólogo pode fazer essa promessa porque recuperar ou construir uma relação de autoestima é um processo longo, muitas vezes doloroso e interno. Ninguém pode te dar autoestima, porque esse é um sentimento que você mesma tem que desenvolver. Daí o prefixo auto, certo?

Bato nessa tecla já tem alguns anos. Bastar ver esses posts que eu já escrevi no Instagram:

 

Consultoria de estilo não entrega autoconhecimento!

Pegando o gancho do ponto anterior, auto é um prefixo que permite designar aquilo que é próprio ou que funciona por si mesmo portanto, é um processo auto referenciado.

Eu, como consultora de estilo ou professora, posso ser facilitadora de conhecimento. Autoconhecimento é um processo seu com você mesma.

É claro que a consultoria de estilo é uma oportunidade de olharmos para nós mesmas, para o nosso comportamento com relação ao nosso vestir, entender gostos e desgostos, tudo isso.

Mas se a cliente vai usar essa oportunidade depende inteiramente dela.

Além disso, autoconhecimento é um processo que dura toda uma vida e toda e qualquer atividade pode ser uma oportunidade de conhecermos mais sobre nós mesmas. Andar, cozinhar, ler, tudo pode ser um processo de autoconhecimento quando feito com a devida atenção.

Acho complicado associar a entrega da consultoria (e de qualquer coisa com começo, meio e fim, na verdade) ao autoconhecimento porque esse é um processo que não tem fim!

Consultoria de estilo não entrega diagnóstico de personalidade!

Nem a terapia e a análise te entregam isso. Aliás, um psicólogo responsável vai é fugir de qualquer categorização dos pacientes. Então porque, eu, consultora de estilo, vou prometer essa entrega?

Personalidade, identidade, self são conceitos complexos e são construções em constante transformação. Somos seres humanos, não somos coisas estáticas, definíveis, categorizáveis, imutáveis.

O que a consultoria de estilo te entrega é uma organização dos elementos visuais que melhor comunicam aquilo que você quer comunicar. Ponto.

O que a consultoria de estilo entrega, então?

Muita coisa! Coisas muito valiosas e que fazem bastante diferença na vida da cliente.

Consultoria de estilo:

  • entrega conhecimento sobre linguagem visual, tecidos, caimento, modelagem, cores e coordenações, custo-benefício das suas roupas;
  • entrega assertividade na hora de fazer escolhas relacionadas ao vestir;
  • entrega mais segurança na hora de fazer compras, evitando gastos desnecessários e compras frustrantes;
  • ajuda a construir um armário inteligente: versátil e perfeitamente adaptado às suas necessidades;
  • ajuda na curadoria de marcas de moda;
  • organiza e direciona a sua comunicação não-verbal (no que diz respeito à roupa);
  • organiza os elementos visuais que constroem sua aparência, ou seja, o seu estilo;
  • amplia seu repertório visual e de moda;
  • ajuda a fazer mais com menos (em termos de guarda-roupa, que fique claro!);
  • facilita uma atividade que você vai fazer de todo jeito todos os dias: se vestir;
  • ajuda a separar o que você gosta daquilo que faz sentido pra você.

Como eu sempre digo, consultoria de estilo entrega muita coisa! Não preciso prometer coisas que eu não garanto que vou entregar.

Carol, mas fiz consultoria e foi, sim, um processo de autoconhecimento e minha autoestima também deu um up!

Que ótimo! Sinal de que a consultora que você contratou é muito competente e, principalmente, que você mergulhou nesse processo. Quando é assim, autoestima e autoconhecimento podem sim, ser efeitos colaterais da consultoria.

Mas é isso: efeito colateral! Não é algo que eu posso prometer, uma vez que não tenho nem estudo e treinamento suficientes pra isso, nem tempo suficiente para trabalhar essas questões num processo que dura tão pouco tempo.

Essa é a diferença!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

4 − um =

Menu