O que é consultoria de moda?

Depois de 15 anos trabalhando com moda e prestando esse serviço, eu, finalmente, resolvi colocar “consultora de moda e estilo” na bio do meu Instagram.

Relutei bastante porque:

1. o objetivo maior do meu Instagram era mesmo consolidar minha atuação como consultora de estilo e portanto, falar sobre estilo;

2. existe MUITA confusão com relação ao termo consultora de moda.

E é sobre esse segundo ponto que eu vim falar aqui!

Existe uma confusão enorme em torno do termo e muita gente acha que consultora de estilo = consultora de moda. Não é!

Antes de explicar, vamos lá para as definições de moda e estilo do professor João Braga*:

Estilo:

Entende-se, desta forma, que o conceito da palavra estilo está diretamente associado a questões subjetivas, pessoais, genuínas; então, pode-se compreender uma primeira forma do uso e aplicação da palavra estilo: o estilo pessoal ou do artista. Trata-se de uma visão de mundo própria e como isso será transformado em materialização de algo.

Moda:

Conceitualmente falando, e baseando-se na reflexão anterior sobre estilo, moda, na sua formação, está associada às questões coletivas, pois quando da formação desse conceito, em período anteriormente citado, a palavra moda aparece no sentido de algo de uso coletivo. Sendo de uso geral e amplo, moda fica associada ao estilo de época, ou seja, algo que foi aceito por um grande número de pessoas, tornou-se coletivo, datou o tempo e passou a ser sinônimo do gosto e do padrão estético específicos de determinado intervalo e tempo e de um grupo de pessoas.

Percebeu a diferença?

Simplificando, consultoria de estilo atende pessoas. Consultoria de moda atende marcas.

Mas não é qualquer tipo de atendimento também, não.

A área de moda compreende uma diversidade grande de profissionais: tem o pesquisador de tendências, o jornalista, o comprador, o stylist, o estilista, o modelista, entre várias outras profissões.

Isso tudo é muito bem definido e organizado no mercado. Existem cursos de graduação, pós, extensão para formar profissionais para cada uma dessas áreas.

Se você cria imagens de moda, monta looks para pessoas físicas ou jurídica, você não é consultor de moda, você é um stylist.

Se você desenvolve produto, você não é consultor de moda, você é um estilista.

Deu pra entender?

Eu me graduei em Design de Moda com Habilitação em Estilismo. Existem faculdades que tem foco em negócios da moda, em modelagem, em tecnologia têxtil e por aí vai.

Trabalhei por quase 10 anos como estilista e meu trabalho ia desde a pesquisa de tendências e adequação para o público alvo da empresa, passando por elaboração de temas e cartela de cores, planejamento de coleção, desenvolvimento de produtos, aprovação de peças-pilotos, até seleção de produtos para campanha e disposição desses produtos em loja!

Tá, e onde entra o consultor de moda nessa história?

O consultor de moda é um profissional mais generalista. Daí até a confusão com relação ao termo.

O consultor de moda é aquele profissional que vai prestar um serviço, geralmente, pontual e que combina algumas dessas habilidades, na maioria das vezes, uma mistura de pesquisa + marketing ou pesquisa + branding + desenvolvimento de produto.

A maioria desses profissionais vai atuar em duas frentes principais:

  1. em grandes empresas que estão passando por alguma reformulação e reposicionamento;
  2. em pequenas empresas, nessas mesmas situações ou, muito comumente, estão na fase inicial de seus negócios e precisam se situar nesse mercado.

Digo que, na maioria das vezes, é um profissional que vai atuar de maneira pontual porque, em empresas que já estão bem estruturadas (sejam elas de pequeno ou grande porte) acaba sendo mais viável (e comum) ter um funcionário que vai desempenhar alguma ou algumas dessas tarefas dentro da empresa, enquanto outros, como um stylist ou fotógrafo, ou seja, um profissional especializado, vai ser contratado sob demanda.

Agora, falando um pouco da minha experiência e foco de atuação: eu atendo, principalmente pequenas marcas, que estão nesse momento inicial do negócio – muitas vezes, os donos das marcas não vêm da área de moda e tem um déficit de conhecimento em algumas áreas estratégicas – e, por isso, me contratam para atuar na parte de adequação entre posicionamento de marca e produto; pesquisa de fornecedores; pesquisa de tendências, mapeamento de oportunidades e adequação de tendências ao perfil da marca; desenvolvimento de coleção; alinhamento de mix de produtos; definição de cartela de cores; entre outras coisas.

Basicamente, o que eu fazia antes como estilista de grandes empresas, mas agora com esse foco mais estratégico para pequenas marcas.

Deu pra entender o que faz parte da atuação de uma consultora de moda?

*Essas definições foram retiradas do texto Histórias: Estilo e Moda, da dObra[s].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

quinze − sete =

Menu