Mais sobre identidade. Menos sobre regras

Mais sobre identidade, menos sobre regras

Preto alonga, branco engorda. Será mesmo? Vamos de quebração de regras que hoje eu estou bem assim: destruidora de balelas.

Pode parecer clichê, mas em tempos de tantos “truques feat. balelas” (será que fui cringe? haha), em que as proporções e as cores são as grandes aliadas para fazer você emagrecer, crescer, diminuir e aumentar braços, pernas, quadris, barriga, acho importante voltar algumas casas e se perguntar: eu me identifico com o que estou vestindo? Estou comunicando o que gostaria?

Mas, vamos começar pelo começo – sempre bom!

Quando falamos em foto temos um cenário, quando falamos do ao vivo, temos outro completamente diferente.

Fotos trazem uma perspectiva bidimensional. Nós escolhemos o cenário, a luz, o que vem ao nosso lado em termos de comparação e proporção, o ângulo pode ajudar e aqui a Gestalt e a Teoria da Cor podem fazer o seu trabalho.

Por outro lado, no ao vivo e a cores, somos seres tridimensionais, com altura, largura, profundidade, sem controle de luz, de ângulo e de comparações que encaramos como positivas para as nossas questões de aceitação corporal – e que fique claro, sou totalmente a favor de você estar satisfeita com a sua aparência como é, como também acho válido estar em busca de mudanças. Ditar regras sobre a vontade de outra mulher? Me inclua fora dessa.

A grande questão é que focar demais em truques para alongar daqui e afinar dali, pode fazer com que a gente perca uma grande oportunidade: a de ser quem somos. Então esse post veio para desconstruir alguns paradigmas e tentar trazer para você visualmente o x da questão.

Então vamos de quebração de regras que hoje eu estou bem assim: destruidora de balelas e usarei como exemplo fotos, por motivos óbvios, para conseguir te mostrar que mesmo assim esses truques raramente funcionam.

1. Mulheres plus size não podem usar estampas.

Mulheres plus size não podem usar estampaMulheres plus size não podem usar estampa
Imagine se essas mulheres belíssimas tivessem acredito nessa falácia!?

2. Branco na parte de baixo aumenta os quadris.

Branco na parte de baixo aumenta os quadrisBranco na parte de baixo aumenta os quadris
Quando você encontrar a diferença corre aqui e me conta – contém ironia!

3. Preto alonga.

Essa vou usar uma imagem minha mesmo. Sim senhora. Mesmo lugar, mesma iluminação.
Qual estou mais alta?

preto alongapreto alonga

4. Pantalona é apenas para mulheres altas.

Pantalona é para mulheres altas

Essa é a Carla Diaz (se você foi uma criança nos anos 90 sabe de quem eu estou falando; se você assistiu BBB21 também). Ela tem 1.53cm de calça pantalona… e de vestido com pele à mostra também.

É claro que determinadas peças de roupa podem mudar a percepção que temos da nossa silhueta, mas isso não é o mesmo dizer que tal peça de roupa engorda ou emagrece. Até porque, esse quebra-cabeça é sempre mais complexo.

É por isso que eu me posiciono fortemente com o conceito de que vestir é comunicar, para além de qualquer regra visual que além de cercear a nossa autoestima pode ser um argumento que pode nos tirar o que temos de mais importante, a nossa identidade.

Agora me conta, você já se frustrou com alguns desses “truques”? Já teve a sensação que não funcionou tão bem assim na prática?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

um × cinco =

Menu