Como montar looks criativos

Como montar looks criativos: um passo a passo

Uma das maiores dificuldades das minhas clientes (e das seguidoras do Instagram!) é fugir do mais do mesmo na hora de montar um look. É natural que a gente sempre corra pras combinações que funcionam, mas isso acaba fazendo com que a gente use sempre a mesma calça com a mesma blusa, não é?

Isso não só cansa, como também faz com que o armário não renda. Vem daí aquela necessidade de comprar mais e mais. Acontece que comprar mais não é o que resolve o problema. O que resolve é ter mais criatividade na hora de montar um look.

(Claro que há quem prefira eleger um uniforme e seguir com a vida – e tudo bem! Mas muito gente, muita gente mesmo, se incomoda com isso e sente falta de diversidade!)

Na consultoria completa, a etapa de montagem de looks é a última, porque é nela que colocamos em prática tudo que vimos até ali: a construção do estilo da cliente, as estratégias técnicas de linguagem visual, tudo, tudo!

E pra mágica acontecer, é preciso duas coisas: repertório e experimentação! Repertório ajuda a ter ideias diferentes, mas é só experimentando e testando que a gente checa se aquela ideia funciona de verdade!

Pra ajudar vocês a entenderem isso de forma prática, vou contar como foi o processo de construção desse look aí!

cComo montar looks criativos

Passo 1: entender suas necessidades

Quando eu vou me vestir, eu levo em conta duas coisas principais: o clima (tá calor? tá chovendo? vai esfriar mais tarde? – São Paulo, né, mores?!) e quanta mobilidade preciso naquele dia (vou trabalhar e ficar abaixando e levantando? vou a pé pra algum canto? vou ficar sentada o tempo todo?).

Claro, há ocasiões que eu preciso respeitar algum dress code (tipo festona), mas, em geral, eu me visto pro meu prazer e não pra ocasião! haha E como as mensagens de estilo que eu quero comunicar já estão bem delineadas na minha cabeça, isso acaba vindo de maneira natural também! (Se você tá perdida nessa parte ainda, vem participar do Descomplica! Estilo e comunicação, que certamente vai te ajudar DEMAIS!)

Nesse dia aí, tava meio friozinho e eu ia sair pra jantar com o marido (ou seja, não precisava de muita mobilidade – apesar de que, pros meus parâmetros, esse look não é exatamente um problema nesse quesito!).

Passo 2: escolher seu ponto de partida

Eu sempre parto de um determinado item que eu quero usar (pode ser um sapato, uma bolsa e até uma maquiagem específica!). Nesse dia, minha escolha partiu da pergunta: o que ainda me serve nesse armário? haha Quinto mês de gravidez, as opções de parte de baixo estão ficando limitadas, mas essa é uma excelente oportunidade de praticar a criatividade!

Como tava friozinho, o vestido de veludo pareceu uma opção excelente! (Fun fact: esse foi o vestido que usei no meu almoço de casamento! <3

Passo 3: fugir da combinação óbvia

Pois bem, vestido escolhido, meio caminho andado. Mas queria dar cara nova pro vestido. Se a gente não se esforça, todos os looks com peças únicas acabam ficando meio iguais, né?! E foi aí que coloquei essa combinação de renda por baixo do vestido!

A ideia era aparecer só um detalhe mesmo, mas como os dois (vestido e combinação) tem comprimentos muito parecidos, achei que tava discreto DEMAIS. Foi aí que eu coloquei o cinto pra ajustar o vestido e deixar um tiquinho mais curto. Tá vendo como esse negócio de experimentação funciona?

Passo 4: escolher complementos que acrescentem personalidade

Nesse dia, como eu disse, tava friozinho e eu precisava de uma camada a mais (o vestido é de manga curta).

A primeira opção, a mais óbvia, seria tacar uma jaqueta de couro por cima. Eu amo jaqueta de couro, certeza que ela combina com tudo, mas… eu resolvi experimentar!

E o escolhido foi esse blazer de jacquard que eu tinha acabado de ganhar de presente de aniversário do marido. Amo misturar texturas, como não sou muito colorida, esse é um jeito excelente de trazer mais profundidade e interessância pros looks.

Passo 5: trabalhar com o que “dá errado”

Acontece que o blazer é oversized e o vestido, mesmo com o cinto, também é bastante desestruturado e ficou tudo meio esquisito, sem forma demais.

Nessas horas, a gente pode voltar atrás ou trabalhar em cima do “erro”. Preciso dizer que os looks mais legais, na minha opinião, obviamente (e é a nossa opinião que importa, né?! haha), surgiram de algo que pareceu meio estranho, a princípio.

E é aí que as referências entram em ação! Lembrei das inúmeras fotos do Pinterest que eu já tinha visto com cinto por cima do blazer, casaco e afins e resolvi tentar!

O melhor jeito de trabalhar com referências é assim: pra construir repertório! Nada de dar Ctrl C + Crtl V em look completo. Esse último, na maioria das vezes, gera frustação. O primeiro, ao contrário, funciona como incremento pra nossa criatividade!

E, bem, eu curti o resultado!

Passo 6: arrematar o todo

Eu já tinha trabalhado duas texturas bem marcantes (veludo e jacquard acetinado!), já tinha brincado com sobreposições (combinação + vestido, vestido + blazer, blazer + cinto) e com proporções diferentonas (vestido midi com blazer oversized).

Agora só faltava o sapato!

Então segui essa linha na hora de escolher o sapato também! Amo, amo ankle boot com vestido midi (faz parte do meu repertório de estilo). Nem ligo se eu tenho 1,55 e essa combinação achata, mais importante pra mim é o que eu comunico!

Passo 7: o que você quer comunicar mesmo?

Se você me acompanha há um tempo, já deve saber que eu gosto daquilo que foge do convencional, gosto do estranhamento, daquilo que parece um pouco off. Então, no fim das contas, é isso que eu busco.

Sempre que eu acabo de me vestir, olho no espelho e me pergunto: estou me sentindo eu mesma? Se a resposta for não, eu volto uma casa, busco nas minhas referências e experimento mais um pouco até chegar no sim.

Como montar looks criativos

Agora, me conta aqui, como é o seu processo na hora de montar um look? E o que você quer ver no espelho no final?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

quatro + quinze =

Menu