como combinar cores

Como combinar cores (na prática!)

Se você me segue no Instagram (ainda não segue? como assim? é @bureaudeestilo!), deve ter visto que na semana passada eu me encontrei com a Nat Blima, do Blah Blog pra montar looks!

A Nat tinha uma demanda bem específica: ela queria trazer um ar mais fashionista para os looks, mas sem desviar do seu estilo (obviamente!), que é bem casual, prático e confortável!

As dicas completas pra deixar o look com mais interessância, com mais bossa estão lá no blog da Nat e eu resolvi aproveitar o gancho pra aprofundar numa das dicas: como combinar cores!

Vale dizer que não tem regra pra misturar cores, tudo é questão de exercitar o olhar e experimentar. Então, não entendam essas dicas como regras, mas como um direcionamento caso você queira se aventurar num universo mais colorido, mas esteja se sentindo meio perdida. 😉

Dica 1: neutros coloridos + ton sur ton

Começando com uma dica dois em um – que, inclusive, pode ser colocada em prática separadamente!

como combinar cores

 

Em teoria da cor não existe essa história de cor neutra (sério!), mas em moda, a gente chama de neutra toda cor que é muito, muito fácil de combinar, que vai bem com tudo. Além dos óbvios preto, branco e cinza, existem também algumas cores coloridas que cumprem bem essa função, como: o vinho, o verde militar (da foto), o marinho, os beges e marrons e por aí vai. Em geral, são cores menos saturadas.

Nesse look da Nat, não só combinamos um desses neutros coloridas com uma cor mais viva, mas ainda fizemos uma combinação tom sobre tom! É muito charme no mesmo look, minha gente!

Combinação ton sur ton (ou tom sobre tom, em português) é essa em que a gente mistura a mesma cor em dois tons diferentes (um mais claro e outro mais escuro, sabe como?). É uma combinação super elegante e relativamente fácil de fazer. Por conta do baixo contraste, quem não costuma usar muita cor tende a estranhar menos!

 

Dica 2: cores com a mesma intensidade

como combinar cores

 

Pegando gancho na dica anterior, temos aqui uma mistura de dois neutros coloridos: ferrugem e verde musgo. Mas além disso, as duas cores aqui tem a mesma intensidade, ambas são cores mais opacas!

É possível, sim, misturar uma cor viva (mais chamativa) com uma mais opaca (mais apagadinha) – como a gente vai ver mais pra frente, mas é mais fácil misturar cores de intensidades parecidas. Aquela história, como elas rendem menos contraste, nosso olho estranha menos a combinação!

Dica 3: cores complementares

como combinar cores

 

Cores complementares são aquelas opostas no círculo cromático e, por isso, é das combinações mais contrastantes que existe – especialmente quando falamos de cores vivas, como nesse look da Nat!

Coordenação entre cores complementares sempre comunica uma certa ousadia e criatividade. Tem aquele quê de “eu não ligo de chamar atenção”, sabe como? Então funciona muuito bem pra quem quer trazer um algo a mais pro look, ainda que em modelagens mais tradicionais!

Como a gente não brinca em serviço, nesse look ainda tem um combinação com neutro colorido e uma combinação ton sur ton. Quem aí conseguiu identificar?

Dica 4: combinação de cores de intensidade diferentes

como combinar cores

 

Nesse look, temos, mais uma vez, uma coordenação complementar (afinal, rosa é uma mistura de vermelho com branco, certo? E vermelho é complementar de azul!), mas aqui, estamos trabalhando com intensidades diferentes: enquanto o azul é mais vivo, mais saturado, o rosa, por conta do branco na mistura, fica um pouco mais apagadinho!

Eu disse que era possível, não disse? Pois é! Porque não tem regra na hora de combinar cores. É testar, testar, testar e exercitar o olhar! Quanto mais criativa e diferentona você quiser parecer, mais pode ousar!

Se guiar pelo círculo cromático, sempre ajuda – como foi o caso aqui! E encontrar pontos de relação também. Mal dá pra ver, mas na estampa da camiseta, temos algumas cores mais vivas no contorno das letras. É o link que precisava pra juntar com uma saia mais viva também! 😉

Se quiser arrasar ainda mais e saber o que cada combinação de cor comunica, tem um post old but gold com um guia completo do efeito de cada combinação aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

8 − 3 =

Menu