embrace body positive

Embrace you: como amar seu corpo

Semana passada, rolou no Instagram (já me segue por lá?) uma semana temática do curso Embrace You e hoje vou fazer um resumão aqui.

Vocês devem estar se perguntando: que curso é esse?

Pois bem, Embrace é um documentário dirigido e estrelado pela australiana Taryn Brumfitt, que movida pela sua própria história, resolveu encarar um problema vivido por muitas de nós, mulheres: o ódio ao próprio corpo.

O documentário foi um sucesso e a Taryn acabou ampliando o projeto e com isso surgiu o curso online, com o mesmo propósito do filme: ajudar as mulheres a terem uma relação mais saudável e amorosa com o próprio corpo.

O curso é dividido em 4 aulas que, ela sugere, sejam feitas ao longo de um mês. E cada aula é composta de vídeos e exercícios. Eu confesso que achei que ela podia ter se aprofundado mais em algumas questões, mas ainda assim, acho que o curso levanta pontos bem importantes. E é isso que vou comentar agora.

Aula 1: Wake up sisters

Aqui ela fala, principalmente, sobre como a indústria da beleza e da moda se beneficiam da sua insatisfação com a sua aparência e como, para incentivar essa insatisfação ela cria imagens de mulheres que simplesmente não existem (olá, Photoshop!).

Acho um ponto de partida excelente pra quem tá tentando lidar de uma maneira mais saudável com o próprio corpo! E recomendo a leitura do livro O Mito da Beleza, da Naomi Wolf, pra quem quer se aprofundar no assunto.

embrace body image

Aula 2: Reality slap

Você já pensou em quanta coisa você deixa de fazer por não estar feliz com o próprio corpo? Tem gente que deixa de ir à praia, tem gente que deixa de se vestir do jeito que gosta, tem quem deixe de comer aquela comida que ama… A lista é gigante e o recado é só um: esses momentos não voltam! A vida está acontecendo AGORA, enquanto você está esperando emagrecer pra começar a vivê-la. É um clichê, mas clichês não são clichês por acaso, né!?

Aula 3: Let’s get practical

Nessa aula, ela dá algumas ideias pra gente colocar em prática esse processo de autoaceitação. Aqui vão algumas:

  1. Mude a sua linguagem: pare de usar uma linguagem negativa em relação à você e seu corpo. Não verbalize seus sentimentos ruins e não se diminua pra ninguém!
  2. Faça um diário de gratidão: pense em tudo aquilo que seu corpo permite que você faça e viva. E seja grata por isso!
  3. Celebre seu corpo: pense no seu corpo para além da estética. Cuide dele pensando na sua saúde e não no emagrecimento.
  4. Detox de mídias sociais: deixe de seguir toda e qualquer pessoa que, ao invés de te inspirar, faz com que você se sinta mal consiga mesma!

Aula 4: Back in the big bad world

A gente sabe que mudar a relação com o nosso corpo é um processo que terá altos e baixos. E que vamos ter que lidar com comentários desnecessários (e mal educados) de pessoas ao nosso redor. Pra não deixar que isso nos abale, ela sugere que a gente escreva uma carta de amor pra gente mesma. Assim, quando a gente estiver pra baixo e for difícil lembrar de todas as coisas boas a nosso respeito, já está lá escrito!

Além disso, ela sugere que a gente tenha um grupo de apoio nesse processo, pra compartilhar vitórias e frustrações. Pode ser aquele círculo de amigos que estão passando pela mesma experiência ou mesmo um grupo online que compartilhe dos mesmos valores!

Se você se interessou pelo curso (e fala inglês!), esse pode ser um bom ponto de partida pra mudar a sua relação com seu corpo! <3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

20 − onze =

Menu