coloração pessoal contraste simultâneo

O que é a tal da análise de coloração pessoal?

Outro dia, comentei lá no Instagram que há muita desinformação a respeito da análise de coloração pessoal. Muitas consultoras, inclusive, não sabem qual é a teoria por trás da análise e isso acaba fazendo como que nosso trabalho pareça algo sem muito embasamento.

Por isso, fiz uma enquete pra saber se vocês queriam que eu explicasse um pouco da teoria por trás da coloração pessoal e, como muita gente se interessou. Aqui está!

Mas, afinal, o que é a análise de coloração pessoal?

A análise de coloração pessoal serve para que você entenda e aprenda quais as cores que mais valorizam, complementam e harmonizam a sua pele.

As cores “certas” iluminam o rosto, suavizam a textura da pele e valorizam os traços conferindo uma fisionomia mais saudável e harmoniosa. Por outro lado, as cores “erradas” podem fazer com que você fique com aparência pálida, abatida e que sejam ressaltadas linhas de expressão e olheiras, por exemplo.

Ah, legal, mas porque isso acontece?

É o seguinte, de acordo com estudos neurocientíficos do sistema visual humano, nós possuímos uma enorme capacidade de adaptação aos contrastes de cor e intensidade de luz, isso significa que, quando vemos duas ou mais cores simultaneamente, a percepção dessas cores é afetada.

coloração pessoal contraste simultâneo

Olhe para cada fileira, você enxerga a mesma cor nos quadrados do meio ou cores diferentes? Os quadrados do meio são exatamente da mesma cor, mas dependendo das cores que estão em volta, a nossa percepção muda, fazendo com que eles pareçam de cores diferentes.

Esse fenômeno é chamado de contraste simultâneo!

Esse fenômeno ocorre sempre que o olho é sensibilizado por uma cor. A partir desse instante, o olho procura o tom complementar a essa cor, para que esses tons se anulem e ele possa voltar ao seu estado de equilíbrio inicial. Quando o olho encontra esse tom complementar temos o que é chamado de harmonia cromática.

Entretanto, quando o olho não encontra o tom complementar, ele a projeta em algum tom qualquer localizado próximo a cor original. Dessa forma, cada cor assume um pouco do tom complementar de outra. E é por isso que as cores que vão próximas do rosto podem amarelar ou empalidecer um determinado tom de pele e favorecer outro.

jennifer lawrence coloração pessoal

E o que a coloração pessoal tem a ver com isso?

Foto e maquiagem não são exatamente a situação ideal para analisar o efeito das cores em uma pessoa. Mas dá pra notar como as cores escuras (da roupa e do cabelo) deixam a Jennifer Lawrence com a expressão mais pesada, enquanto, com as cores claras, a pele fica mais iluminada e o resultado é mais harmônico? Isso não significa que há um certo e um errado, mas que diferentes cores causam efeitos diferentes!

Normalmente os tons de pele correspondem a nuances que tendem para o bege amarelado, para os marrons (mais ou menos dessaturados)  ou para os tons de rosa e pêssego. A cor da roupa não muda concretamente a nossa pele, mas pode alterar significativamente a percepção desse tom.

Tanto as peles claras como as mais escuras variam em tonalidades que podem parecer mais acinzentas, amareladas, excessivamente rosadas ou pálidas, dependendo dos contrastes que estabelecem com a roupa que vestimos. Uma mudança radical na cor do cabelo, por exemplo, também altera a aparência da pele, favorecendo ou desfavorecendo seu aspecto saudável.

Se você tem interesse em saber qual é a sua cartela de cores, entre em contato e vamos agendar um horário!

20 Comentários. Deixe novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

quatro + dezessete =

Menu